Instrutor PEDRO PAIVA – 3º DAN
Pedro Paiva nasceu em 13 de maio de 1985 e vive no Porto.
Exerce a profissão de Gestor de Contratos na Efacec e é Instrutor da Associação Portuguesa de Karate Shukokai.
Desde muito novo Pedro Paiva esteve ligado às Artes Marciais, iniciando a prática do Karate com apenas 8 anos de idade por intermédio do seu pai, Sensei Carmindo Paiva.
No seu primeiro contacto com o Karate teve como referência o seu pai. “…achava engraçado ver os socos e os pontapés e partir tábuas” e, de uma forma natural, o Karate entrou na sua vida.
Para Pedro Paiva “…o Karate é uma filosofia de vida, é o respeito pelo próximo, o respeito que nós temos e a entreajuda que é sempre necessária”. O seu objetivo no Karate é ser um Instrutor melhor a cada aula que passa e procura formar boas pessoas.
Pedro também marcou presença na vertente competitiva do Karate Shukokai nacional, alcançando algumas posições de relevo enquanto adolescente.
No seu percurso como Instrutor, Pedro Paiva diz que para ele “é importante ensinar pelo facto de gostar muito do contacto e da proximidade que tem com as pessoas”, transmitir os seus princípios e passar o seu conhecimento para os alunos, para que eles evoluam e que desenvolvam um foco.
Pedro Paiva é um dos Instrutores da nova Geração da APKS.
O seu espírito humilde e genuíno conferem-lhe uma enorme capacidade de aprendizagem e a sua avidez de conhecimento tem-lhe permitido evoluir muito nos últimos anos, afirmando-se como um Instrutor dinâmico e entusiasta do Shukokai Nacional.
Recorda a sua graduação para 2º Dan no final do ano 2015 como sendo um momento marcante no seu Caminho, pois pouco tempo antes tinha iniciado o seu percurso enquanto #InstrutorAPKS. Poucos meses depois, os seus dois primeiros alunos eram graduados com sucesso.
Pedro Paiva é o atual responsável pelo Dojo Karaté Shukokai NFK Training Center.
Em Outubro de 2015 substituiu Luís Gonçalves, o Instrutor à data, começando por dar treinos a dois alunos e, com o tempo, foi criando estratégias para captar mais alunos. Atualmente tem cerca de 25 praticantes no seu grupo, que divide em 3 turmas, e que tem vindo a crescer e a evoluir com sucesso.
Descreve o seu grupo através das palavras: União, Amizade e Competitividade!
Prova disto, foi o que aconteceu em novembro de 2016 após o falecimento da sua avó, em que o seu único aluno de 11 anos chega ao Dojo para treinar e, nas palavras de Pedro “…este meu aluno deu-me as condolências pela perda, mas o mais importante foi o abraço que ele me deu…”. Continua dizendo “…é fundamental os conhecimentos que vamos adquirindo e passando para os nossos alunos, mas o lado da ligação humana é extremamente importante e tocante!”
Pedro realça o papel da APKS na atenção que tem pelos instrutores, incentivando-os nestes tempos de maior dificuldade.
Destaca também a Campanha dos “FAMILY SUPPORTERS”, afirmando que os pais são extremamente importantes para a continuidade dos filhos no Karate e são uma base fundamental para o crescimento dos Dojos.
Para Pedro Paiva o #karatefazbem psicológica e fisicamente, para ajudar a manter o foco, tanto no treino como no dia-a-dia.
E o #karatefazfalta para termos uma sociedade mais respeitadora, que consiga respeitar mais os valores morais. “É necessário ter equilíbrio na vida e o Karate é uma influência muito positiva para que isso possa acontecer!”

Nenhum comentário

O autor não autorizou comentários deste artigo