Instrutor JORGE DOMINGOS – 4º DAN

Jorge Domingos, instrutor da Associação Portuguesa de Karate Shukokai com a graduação de 4º Dan, nasceu a 11 de julho de 1965, vive atualmente na Lousã, onde mantém a sua atividade profissional associada ao Ministério da Justiça.
Sendo já um praticante de Judo, foi no Karate que encontrou o “verdadeiro espírito marcial, a linhagem de respeito e hierarquia que tanto idealizava”, ao assistir a um dos treinos do Sensei Pedro Choy na Sede Desportiva do Lousanense. Rapidamente se interessou por aprender mais e, a 24 de março de 1983/1984, iniciou oficialmente o seu percurso como Karateka. Passados três anos, acabou por ficar como responsável da escola de Karate da Lousã, dando assim os seus primeiros passos como instrutor da APKS. Ao longo de 27 anos consecutivos deu aulas de Karate na Lousã, tendo tido também um dojo em Miranda do Corvo por dois anos. Durante esse período recorda que o início foi atribulado, mas ainda assim com uma grande afluência de pessoas “uma média de 60 atletas”.
Em meados de 2007/2008, por circunstâncias profissionais, teve de interromper os treinos na sua escola, no entanto não desistiu do gosto de treinar e de instruir novos Karatekas, pois para ele “o instrutor tem a possibilidade de transmitir todos os valores associados ao bem da sociedade”. Dessa forma, atualmente dá apoio ao Dojo Shobu situado na Ega, Condeixa-a-Nova, ao lado da Instrutora Andreia Conceição. Para ele, o grupo caracteriza-se pelo seu “trabalho fantástico, coeso e com gente de coração enorme”.
Para o instrutor Jorge Domingos, foi o Karate que lhe transmitiu os principais valores para sua essência como ser humano: “O Karate foi a grande referência para mim, deu-me valores, motivação, concentração, deu-me praticamente tudo, e estou muito grato por isso.” Quando iniciou a prática, ainda muito jovem lembra-se de ser “danado para a porrada”, no entanto, foi através da arte marcial que limou alguns traços da sua personalidade mais efusivos, nomeadamente “melhorei o respeito e a disciplina pelo meu instrutor e colegas. Os treinos tornaram-me numa pessoa mais calma e moderada. O meu estado de espírito passou a ser mais sereno e comecei a enfrentar as minhas adversidades com menos agressividade.”
Neste momento o seu principal objetivo é poder treinar, pois para Jorge, quando se treina “…entramos noutra dimensão, numa realidade mais saudável, sem o stress do nosso dia-a-dia. Conseguimos descarregar todas as energias menos boas, tornando-se num momento sensacional!”
Para Jorge Domingos o #KARATEFAZBEM e o #KARATEFAZFALTA porque nos ajuda na concentração e na nossa condição física. Diz ainda que para ele é “a descoberta dos nossos valores e dos valores das pessoas que nos rodeiam. É o respeito mútuo. E é isto que para mim significa Karate.” Dessa forma, Jorge Domingos termina dizendo… “Pratiquem Karate Shukokai!!”



Nenhum comentário

O autor não autorizou comentários deste artigo